Videolaparoscopia e Infertilidade

As causas de infertilidade conjugal são muitas. Dentre elas podemos ressaltar fatores tubários, endometriose, fatores uterinos, fator masculino, etc. A investigação da causa da infertilidade é etapa fundamental para que o tratamento adequado possa ser realizado.

A videolaparoscopia é uma técnica cirúrgica que tem um importante papel e pode auxiliar muitos casais a obter o sucesso no tratamento de infertilidade.

A técnica consiste na introdução de uma microcamera através de um pequeno corte no umbigo e da introdução de pinças, tesouras e cautérios através de cortes de 0,5cm a 1,0cm que geralmente são realizados no abdomen inferior (“próximos a marca do biquini”). Através dessa via de acesso à cavidade abdominal é possivel realizar cirurgias para endometriose, retirada de miomas, avaliar as tubas uterinas e tratá-las, tratar cistos de ovário, dentre outras condições.

Por não realizar cortes extensos no abdomen o período de recuperação é curto. A depender do tipo de procedimento realizado a paciente tem alta em menos de 24h da realização da cirurgia e o início do tratamento de reprodução assistida (se for o caso) pode ser realizado em algumas semanas.