Relação Sexual Programada

Dentre as alternativas de tratamento do casal que está com dificuldade para engravidar, esse é o mais simples. Após uma detalhada avaliação dos fatores que podem dificultar a gravidez, como a análise da condição das tubas uterinas, da cavidade endometrial, da qualidade do sêmen, dentre outros, é possível programar o momento correto da relação sexual. Através dessa técnica, é possível o controle da ovulação e, dessa forma, permitir que o sêmen esteja dentro do útero no período correto do ciclo menstrual.

A técnica consiste na utilização de medicações que irão induzir o desenvolvimento de um ou mais folículos ovarianos. Através da realização de ultrassonografias seriadas esses folículos (pequenas bolsas que se formam dentro dos ovários contendo líquido e umf óvulo em seu interior) são acompanhados até atingirem o tamanho ideal para se deflagrar a ovulação (liberação do óvulo do interior do folículo), e programar o momento adequado para a relação sexual.

Através dessa modalidade de tratamento é possível otimizar as chances de gravidez de um casal, principalmente para aquelas pacientes que apresentam ciclos menstruais anovulatórios, ou seja, ciclos em que não ocorre ovulação.